Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Anis Estrelado



Nome Científico: Illicium Verum
Família: Magnoliáceas
Outros Nomes: Aniz da Sibéria; Badiana;  Funcho-da-China
O aniz estrelado diferencia-se do anis comum por ser uma árvore de folhas perenes, em vez de ser anual ou sazonal. Possui caule direto e aprumado medindo de 7 a 13 mts de altura e folhas largas alternadas e intensamente verdes reunidas no ápice dos ramos. Suas numerosas flores são pequenas e amarelas e os frutos compostos por cápsulas que alojam sementes avermelhadas têm forma de estrela. O sabor aromático e doce do aniz estrelado é mais forte e picante do que o do anis comum e por isso suas sementes devem ser guardadas em recipientes hermeticamente fechados. Originário da Índia o aniz estrelado foi introduzido na Chima Meridional de onde se propagou para o mundo. Uma de suas espécies, o allicium anicatum adaptou-se perfeitamente no Brasil, onde é utilizado na forma de chá, condimentos e os mais diversos medicamentos. Em alguns países da Europa entra na preparação de licores famosos, tais como: “Anisette de Bordeaux”, o”Absinto e o “Chartreuse”.
Cultivo
Propaga-se por sementes. É cultivado também como planta ornamental.
Propriedades Medicinais
O anis estrelado é estimulante, diurético e alivia as flatulências e as náuseas. Emprega-se também nas bronquites e tosses. Na China recomendam-se suas sementes contra o cansaço, o lumbago, hérnias e doenças da bexiga.
Em sua composição encontra-se o composto Oseltamivir  em quase 75% da planta. Este principio ativo é o principal ingrediente do medicamento TAMIFLUR, combatente das Gripes INFLUENZA e H1N1. Por este motivo o mercado farmacêutico consome 90 % do anis estrelado produzido no mundo.
Então, pessoal, sem medo nenhum previnam e combatam essas Gripes com um delicioso chazinho de Aniz Estrelado bem quentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...